Vestindo verde e amarelo, ele chega causando confusão. Por mais imponente que seja, sua arma está ao alcance dos dedos, ou melhor, da língua de qualquer mero mortal. Poderia ser Loki, deus nórdico da mentira, que virou um grande vilão das HQ’s e ultimamente do cinema. Mas estou falando de Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, que além das cores de sua vestimenta, chegou no município causando confusão e, sua principal arma para isso foi a mentira.
Segue abaixo uma análise de três declarações proferidas pelo bilionário na inauguração da sua loja no município.
1°: Universidades doutrinam alunos para que eles sejam contra os empreendedores, contra quem gera emprego.
A Havan em Santa Maria vai gerar cerca de 150 empregos na cidade. Esta é uma ótima notícia, mas, a AGITEC (Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia) gera o mesmo número de postos de trabalho. São 150 funcionários, com a missão de “Promover o empreendedorismo e a transformação do conhecimento científico e tecnológico em desenvolvimento sustentável e a sua proteção”. Como diz o site da agência. Iniciativas como as da AGITEC fazem com que a UFSM figure entre as dez universidades mais empreendedoras do país.
2°: Universidade formam zumbis comunistas que não gostam de trabalhar e que não gosta de quem trabalha.
Creio eu, como universitário, que todos os que ingressam na universidade o fazem com o objetivo final de conseguir um emprego. Os estudantes de medicina, direito, das engenharias, de história, de filosofia, de matemática, etc.… todos possuem esse desejo. Os estudantes de jornalismo, como eu, também possuem esse objetivo. O que eles não possuem é o emprego em si.
3°: Quanto mais se estuda numa universidade federal, mais idiota se fica.
Para rebater essa afirmação, vou voltar a citar a AGITEC aqui e seus 150 funcionários, que são os responsáveis, atualmente, pelo desenvolvimento de 64 patentes- (tecnologias desenvolvidas aqui e que só a universidade possui direito de uso) e os softwares e aplicativos que também estão sendo desenvolvidos na AGITEC. Os estudantes de desenho industrial desenvolvem produtos que poderiam estar nas prateleiras de lojas requintadas, como as mesas de modeco, a estação de trabalho multifuncional para cozinha, patinete para pessoas com nanismo, cadeira com reutilização de persianas, clips para rédeas de cavalo, entre outros. Uma peça bem interessante é o elemento vazado de múltiplas configurações, que pode ser usada em arranjos arquitetônicos de várias formas diferentes. Fica uma boa dica para a decoração da Havan em Santa Maria, pois a estátua da liberdade já está bem manjada. Um último exemplo e, este bem recente foi a descoberta do fóssil de um dos dinossauros predadores mais antigos do mundo, descoberta realizada pelos pesquisadores da UFSM com pesquisadores de outras instituições. Poderia ficar me alongando por horas para citar como a universidade é referência e ensino e pesquisa, mas o fato da universidade figurar entre as 50 melhores da América Latina fala por si mesmo.
Considerações Finais
Como citei no começo, foi Luciano Hang que elegeu a universidade como inimiga, a instituição estava preocupada com coisas muito maiores que um varejista com um senso de moda cafona, estava preocupada com a sua sobrevivência. Mesmo assim, inúmeras pessoas demonstraram ojeriza às calúnias proferidas por Hang e defenderam a UFSM como patrimônio maior de Santa Maria, o que é um fato incontestável. Seja pelos quase 5 mil empregos diretos que a UFSM gera correspondem a 25% do PIB do município,seja pelos quase 30 mil alunos que moram na cidade para estudar na UFSM. Esses alunos e funcionários formam um contingente imprescindível para movimentar a economia da cidade. Além das cifras, todos os santa-marienses concordam que sem UFSM, a cidade não deteria título de cidade cultura. Se não fosse o maior polo educacional do interior do estado, provavelmente a cidade seria apenas um ponto de passagem para os apreciadores de ferrovias antigas.
Considerando a importância da universidade para a economia da cidade, não seria muito inteligente atacá-la ao inaugurar um empreendimento por aqui. Mas inteligência não parece ser o ponto forte de Hang, pois se assim fosse, ele como recém chegado na cidade não elegeria como principal inimigo o coração da mesma. O que Luciano Hang possui em abundância é dinheiro, mas esse dinheiro não o fará enxergar, muito menos desempenhar o papel determinante que Universidade Federal de Santa Maria possui na a cidade, no estado, no país. Papel determinante que desempenhou e desempenha na vida dos quase 180 mil estudantes que aqui se formaram e por inúmeros outros que por aqui passarão.